segunda-feira

Ricardo responsabiliza Maranhão e Vita diz que falta competência da atual gestão

A reportagem identificou 90 ambulâncias, das 160 que foram entregues no ano passado, sem operar

A denuncia mostrada ontem no programa Fantástico da rede Globo sobre a existência de ambulâncias paradas e escondidas em vários estados do Brasil, inclusive a Paraíba, ainda rende desdobramentos no estado. As opiniões continuam divergentes entre o atual governo e a gestão passada. O governador Ricardo Coutinho (PSB) reafirmou que a culpa pelo problema é do governo passado que distribuiu as ambulâncias por critério político. Já o ex-secretário da Controladoria Geral do Estado, Roosevelt Vita, disse que falta competência a atual gestão para colocar o serviço para funcionar plenamente.
A reportagem identificou 90 ambulâncias, das 160 que foram entregues no ano passado, sem operar, principalmente nas cidades de Juripiranga, Sapé e Guarabira. Em João Pessoa foi identificada uma ambulância da Secretária Municipal de Saúde  com três anos de emplacamento atrasado e em péssimas condições físicas e mecânicas. Após a abordagem da equipe global, o veiculo foi tirado de circulação.
Assim como o secretário de Saúde, Waldson Sousa, o governador Ricardo Coutinho colocou a culpa no governo passado. Indagado sobre a reportagem, ele foi enfático. “Pergunte ao ex-governador que fez a distribuição e ninguém questionou nada”, disparou.
Já o ex-secretário Roosevelt Vita, também foi enfático disse que falta é competência para o atual governo colocar as ambulâncias para atender a população. Vita descartou ainda a hipótese da distribuição ter sido feita atendendo critérios políticos. Ele garantiu que participou da reunião do Conselho Estadual de Saúde que definiu com base na portaria do Ministério da Saúde, como seriam entregues as unidades do SAMU.
“As ambulâncias não estão rodando por incompetência gerencial. Porque os treze núcleos de Saúde do Estado têm condições plenas de receber e não precisa ter hospital no local para que ele tenha uma ambulância”, destacou.
Vita ainda levantou suspeita pelo fato do governo ter alugado 32 ambulâncias por R$ 139 mil por um período de seis meses, quando cada veículo especial custa R$ 94 mil. “A gente sabe que o sistema é mal gerido. Isso é uma verdade por isso estão se usando furadeira na cabeça do povo, então se pode culpar o governo passado, que fez à sua parte ao distribuir as ambulâncias de acordo com a portaria ministerial”, explicou

Da Redação com WSCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário