sexta-feira

Ação ecológica no Trauma deve reduzir descarte inadequado de óleo




Um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar cerca de um milhão de litros de água, segundo estudos em meio ambiente. Para ajudar a diminuir o descarte do produto de forma indiscriminada, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital, iniciou nesta quarta-feira (8) uma campanha interna de coleta do produto.
Um posto de coleta permanente foi colocado na guarita 1, na entrada do Hospital, que doará o material coletado para a Emlur. A autarquia municipal enviará o produto para projetos sociais que deverão utilizá-lo na fabricação de sabão ecológico.
Segundo o coordenador da gestão no Hospital de Trauma, Edmon Silva, todos os funcionários, acompanhantes de pacientes e comunidade circunvizinha estão sendo mobilizados a participar da ação ecológica. “Queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta, exercendo em atos concretos a cidadania”, destacou.
De acordo com Elma Xavier, diretora da Emlur, mesmo o descarte do material sendo feito em lixões há o risco de contaminação da água, na medida em que pode contaminar o lençol freático.
Depois de recolhido, o óleo de cozinha usado pode ser transformado em matéria-prima para a produção de sabão, detergentes, biodiesel, graxas e até ração animal. Para que isso aconteça, o óleo precisa ser guardado em uma garrafa PET. No Trauma, as pessoas estão sendo orientadas a acondicionarem o produto, após o esfriamento, neste tipo de vasilhame, que deve ser transparente e bem vendado.
“Além de contribuir com a diminuição da poluição, a campanha servirá para educar o público alvo sobre os problemas ambientais que o descarte incorreto deste resíduo acarreta”, destaca Edmon.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário