quinta-feira

Dia da Alfabetização - Paraíba é 3º lugar em índice de analfabetos do Nordeste


Neste dia internacional da alfabetização, veja as ações do governo estadual que prometem erradicar o analfabetismo no estado


Postado por Umberlândia Cabral em Notícia, Dia: 08/09/2011 ÀS 18:08h
FONTE: Da Redação

fgfgsNesta quinta-feira (8) é comemorado o dia internacional da alfabetização. O número de pessoas alfabetizadas em um país indica o nível de desenvolvimento dele. Segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de pessoas são analfabetas.  Esse número representa novecentos milhões de pessoas. Com esses dados, a organização se comprometeu a diminuir esses índices pelo mundo.
Segundo dados do IBGE, no Brasil a taxa de analfabetismo é de 9%.  Atualmente, a Paraíba aparece em terceiro lugar no Nordeste na relação de estados com maior índice de pessoas analfabetas. Em um estado de quase quatro milhões de pessoas, 20,20% da população não sabe ler nem escrever. A Paraíba fica à frente apenas do Piauí (21,14 %)  e de Alagoas (22,52%).  Com o objetivo de erradicar o analfabetismo, o governo da Paraíba lançou no último dia 22 um plano de gestão intitulado de “Paraíba faz Educação”, que inclui 33 projetos e um investimento de 250 milhões de reais.
Um desses projetos é instituir os prêmios Gestor Exemplar, que vai premiar as cem escolas que atingirem os melhores índices de aprendizagem do Ideb e IdePB, e o Professor Exemplar, que vai conceder o 14º salário aos professores e aos funcionários que apresentarem práticas inovadoras nas escolas. Além desses, um projeto do governo estadual se dedica exclusivamente à alfabetização de jovens, adultos e idosos. A meta do Estado é alfabetizar, até 2014, 25% de pessoas nas faixas etárias citadas. O investimento nessa área é de cerca de R$ 15, 8 milhões, referentes às ações de 2011/12, de acordo com a assessoria do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário