sábado

Ministério atrasa campanha e 600 mil animais ficam sem vacina na Paraíba


Os quase 600 mil cães e gatos da Paraíba ainda não foram vacinados este ano contra a raiva. A campanha de vacinação, que deveria ter acontecido em maio deste ano foi adiada, com expectativa de acontecer em outubro. Diante das reações adversas e óbitos de animais, na vacinação do ano passado, o Ministério da Saúde mudou o laboratório fabricante das vacinas, fez novas análises e fará um novo cronograma que atenderá primeiramente onze Estados prioritários, dentre eles, a Paraíba.

De acordo com nota do Ministério da Saúde, foram compradas dez milhões de doses de vacinas que serão utilizadas nas áreas de maior risco de circulação viral (variação canina). Após análise da situação epidemiológica da raiva no país, foram estabelecidos Estados prioritários, que apresentaram casos de raiva canina ou humana nos últimos três anos.

Conforme a nota do Ministério da Saúde, o cronograma de vacinação ainda será definido. No entanto, o veterinário do Centro de Zoonoses de João Pessoa, Felipe Eduardo, disse que a expectativa é que as doses da vacina cheguem em outubro. “Ainda não temos um pronunciamento oficial do Ministério sobre essa data, nem da Central Estadual de Zoonoses”, afirmou o veterinário.

No ano passado, após a campanha de vacinação, diversos cães e gatos apresentaram reações adversas, muitos deles chegando a óbito. A campanha foi suspensa e mudado o laboratório. Segundo o Ministério da Saúde, o laboratório Tecpar, responsável pelo fornecimento da vacina este ano fará novas análises laboratoriais.

Em contato com o chefe do Núcleo de Zoonoses da Paraíba, Francisco Assis, para saber mais informações sobre a chegada das doses de vacinas ao Estado e quais foram os últimos casos de raiva registrados. Ele informou, no entanto, que só poderia falar com a reportagem mediante autorização da Secretaria Estadual de Saúde, que até o fechamento desta edição, não respondeu à solicitação.

Jornal da Paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário