terça-feira

Xuxa deve se aposentar?


Nesta semana, a apresentadora completa 25 anos de TV Globo, emissora que a consagrou. No sábado (2), será exibido um especial preparado para comemorar a data. Nomes como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Maria Gadú e as duplas sertanejas Zezé di Camargo & Luciano e Vitor & Léo foram convocados para dividir o palco com a apresentadora.
Em meio às comemorações, Xuxa declarou que estava “triste”. Ela revelou que enfrenta um drama na vida pessoal: sua mãe, Dona Alda, está numa difícil batalha contra o Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável. Por conta disso, a própria Xuxa teria dito que pela primeira vez na carreira pensava em abandonar tudo para cuidar da família.
A apresentadora, aos 48 anos, continua fazendo sucesso. Isso é inegável. Mas a verdade tem que ser dita. O sucesso não é o mesmo dos tempos do Xou da Xuxa. O que mudou?
 Não havia quem não acordasse cedo para esperar a apresentadora chegar da sua nave. Não importava que a música e o rito fossem todos os dias os mesmos. Depois, chegava a hora do “Quem quer pão?”, trilha que incentivava todos a tomar o café da manhã. Era Xuxa que passava os desenhos mais legais: He-man, Scooby Doo, Smurfs, Caverna do Dragão. Para as meninas, Xuxa lançou diversas modas, como botas, lacinhos nos cabelos, etc. Vendeu milhões de discos. Foi para os cinemas. Apresentou programas de TV fora do país. Deu crias: Angélica, Eliana, Mariane, Mara, Jaqueline.
Em 1992, o Xou da Xuxa acabou. A apresentadora foi atrás de outros públicos. Veio o rompimento com Marlene Mattos, sua diretora, amiga e madrinha de sua filha. Nenhuma delas até hoje revelou os reais motivos da separação. Muitos dizem que desavenças profissionais motivaram a briga. Xuxa queria alcançar novos públicos. Marlene ainda a queria “só para baixinhos”.
 De lá para cá, Xuxa apresentou cerca de oito programas diferentes. Aos sábados, depois aos domingos. Depois voltou a ser diário, para crianças. Atualmente, é de sábado, para adolescentes.  Mas no fim do ano sempre tem um especial de Natal com ares de programa infantil.
A premiada série de DVDs Xuxa só para baixinhos é um sucesso. Mas, na TV, ela fala para outro público. Angélica, por exemplo, deixou os infantis e soube se comunicar bem com o público adolescente (diariamente, no Vídeo Game), e com o público adulto, com o Estrelas, todo sábado.
Xuxa ficou perdida entre os públicos. Crianças não se interessam mais por programas infantis com uma apresentadora de roupa colorida. As brincadeiras que eram exibidas no Xou da Xuxa perdem feio para qualquer vídeo game ou joguinho disponível na internet.
Para adolescentes e adultos, Xuxa ainda carrega a fama de “rainha dos baixinhos”, o que pode incomodar e parecer desinteressante.
 Xuxa não deve se aposentar (a não ser que essa realmente seja a vontade dela). Deve, apenas, tentar se reinventar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário