terça-feira

Seca extrema está causando desnutrição em crianças do nordeste africano


“Isto está se transformando, de uma das piores crises humanitárias, em uma tragédia de proporções inimagináveis", disse o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres
null

Mohamed Sheikh Nor
DESNUTRIÇÃO Pelo menos um quarto da população total da Somália já fugiu dos problemas causados pela seca extrema que atinge a região. No trajeto, muitas crianças acabam morrendo por inanição.
A seca que atinge o nordeste africano, na região do Djibouti, Etiópia, Quênia, Somália, Uganda e Eritreia, fez a Organização das Nações Unidas (ONU) emitir um alerta humanitário nesta terça-feira (5). O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) realizou um levantamento sobre as condições de vida das crianças somalis e descobriu que 50% das que chegam aos países vizinhos fugindo da seca estão gravemente desnutridas.

“Saber que crianças estão morrendo durante a jornada para a segurança parte nossos corações”, disse o Alto Comissário António Guterres, que deverá visitar a região no final da semana. “Isto está se transformando, de uma das piores crises humanitárias, em uma tragédia de proporções inimagináveis.”

A violência na região, causada pela falta d’água e consequente falta de alimentos e produtos básicos, também é motivo de preocupação para a ONU. Ao fugir de saqueadores e estupradores, muitas mães estão submetendo seus filhos e dias de viagens em péssimas condições. A organização já estima que 750 mil somalis tenham fugido de seu país, mas as crianças acabam morrendo pelo caminho por falta de alimentos e água.

“As necessidades são urgentes e massivas”, disse a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming, a repórteres em Genebra (Suíça). “Diante desta situação urgente, o ACNUR pede não só aos governos, mas também aos doadores individuais e ao setor privado que apoiem imediatamente nossas operações para salvar vidas na Etiópia e no Quênia”, afirmou.

Cerca de 1.000 toneladas de itens de ajuda devem ser enviadas ao país ainda nesta terça, mas o ACNUR prevê estender a ajuda pelo menos até o final da semana. No Quênia e Etiópia, principais destinos dos somalis, estão sendo levantados vários acampamentos. Só no Quênia, estima-se que cheguem 1.400 cidadãos da Somália por dia. O país, porém, vive problema semelhante por causa da seca, e não tem estrutura para ajudar a todos.
LH

Nenhum comentário:

Postar um comentário