segunda-feira

Shows e exaltação a cultura popular marcam início da Festa das Neves

 
A primeira noite da Festa das Neves 2011, realizada neste sábado (30) reuniu centenas de pessoas no Centro da Capital, onde puderam conferir o show do cantor Vander Lee, Mira Maya e também do início das apresentações do encontro dos “Brincantes Brasileiros na Paraíba”. Uma iniciativa pioneira da Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e, que pela primeira vez, reúne mais de 30 atrações da cultura popular em um único espaço.
O prefeito Luciano Agra agradeceu a todos que participaram do evento e ressaltou a organização realizada pela Funjope. “Esse ano nós inovamos com a introdução da arte popular, das manifestações populares ligadas aos festejos. Nós trabalhamos para que os grandes eventos da cidade estejam cada vez melhores e mais democráticos”, ressaltou.
A principal atração musical da noite foi o cantor e compositor mineiro Vander Lee. O público cantou

junto ele músicas do seu novo show “Lado Bamba” baseado em um repertório de muito samba, além de salsas, baiões, bossas, toadas.  “É um prazer imenso fazer parte de toda essa festa de aniversário de João Pessoa. Estou muito feliz por estar aqui. Agradeço em especial ao prefeito Luciano Agra, a Prefeitura Municipal de João Pessoa”, disse Vander Lee.
Em seguida, a paraibana Mira Maya incendiou o Ponto de Cem Réis. Com o tema do show “Meu Rock é Blue” Mira Maya cantou músicas do rock nacional e internacional, além de blues e soul. No repertório Roberto Carlos, Rita Lee, Alanis Morissette, Amy Winehouse, e músicas também de autoria própria.

Durante a apresentação Mira Maya não escondeu o sentimento de se apresentar em João Pessoa. “É uma emoção gigante se apresentar nos festejos do aniversário da cidade. Uma cidade que amo e que está crescendo com qualidade”, disse ela.
A antropóloga Maria Ester participou pela primeira vez da Festa das Neves e espera vir mais vezes. “Eu não conhecia a festa. Estou impressionada como o povo participa. A festa está maravilhosa. Espero vir todos os anos para dançar e cantar bem muito”.
Brincantes Brasileiros – O grupo Cavalo Marinho de Bayeux, que foi uma das atrações da Festa das Neves deste sábado, recebeu uma comanda das mãos de Luciano Agra em reconhecimento ao trabalho realizado em manter a tradição e a força da cultura popular.
“Essa é a nossa festa mais genuína. A prefeitura vai continuar nessa linha de prestigiar, de celebrar a nossa cultura mais autêntica e nossos valores mais ancestrais. Eu, como prefeito, estou muito satisfeito com tudo que está acontecendo”, disse o prefeito.
O teatro de mamulengos de Babu Joaquim Guedes encantou o público.  Eles apresentaram a peça “A

fazenda do coronel João Redondo”, que conta  a história do coronel que chamou o Nego Benedito para trabalhar para ele na fazenda e o Nego Benedito termina se apaixonado pela filha do coronel João Redondo e casando com ela.
Em seguida, foi a vez do grupo Lapinha Jesus de Nazaré, também de João Pessoa.  A festa da cultura popular foi encerrada com a apresentação do grupo “Caiana dos Criolos”, de Alagoa Grande, formado na sua maioria por mulheres, que animaram a todos com muita ciranda e côco.

 Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário