terça-feira

OD inicia Planejamento Democrático no conjunto Gervásio Maia

 
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD), realizou nesta segunda-feira (22) a primeira reunião do Planejamento Democrático, na Escola Municipal Raimundo Nonato, no Conjunto Gervásio Maia. O evento reuniu os conselheiros regionais e municipais do OD da 12° região e gestores dos três temas eleitos como prioridades pela população durante as audiências regionais: saúde, geração de emprego e renda e infraestrutura.


A 12º região compreende os bairros de Gramame, Engenho Velho, Ponta de Gramame, Colinas do Sul, Colinas do Sul II, Conjunto Residencial Marines e Residencial Gervásio Maia.
O objetivo desta etapa do ciclo é esclarecer para os conselheiros das regiões sobre a formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012, detalhando quais obras solicitadas pela população poderão ser incluídas na lei.
O diálogo se deu entre os gestores das secretarias de Saúde, Sedes, Sedesp, Seinfra e Setransp e os conselheiros do OD.  Sobre a saúde, a responsável pelo distrito, Rebeca Cabral, tratou de temas levantados pelos conselheiros como melhorias no atendimento médico no Colinas do Sul I,  situação da Unidade de Saúde Mudança de Vida I e construção de unidade de saúde no Colinas do Sul II. A Secretaria da Saúde confirmou para 2012 a construção da Unidade de Saúde no Colinas do Sul II, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II.
Já o secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, tratou basicamente das demandas de pavimentação.


Ele disse que a PMJP vai pavimentar em 2012 as ruas Alair Cavalcanti da Silveira e Severino Cavalcanti da Silveira, no Colinas do Sul, além de realizar a viabilidade financeira para pavimentar a Rua do Arco, no Colinas do Sul II.
As secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Sustentável da Produção, através de Antônio Jácome e Rui Ribeiro, respectivamente, falaram das inúmeras iniciativas de qualificação profissional da Prefeitura para a população da 12ª região, como o Qualifica-JP, o Projovem Trabalhador e Urbano e o Empreender-JP. Além disso, abordaram as demandas solicitadas pelos conselheiros, como a construção de galpão de reciclagem e de mercado público. Rui Ribeiro esclareceu que o galpão não é suficiente, é necessário um projeto mais amplo de beneficiamento da produção de reciclados e o mercado não tem viabilidade, mas é possível a implantação de uma feira livre.
Para o coordenador do OD, Tibério Limeira, a primeira reunião foi bastante produtiva. “Os conselheiros saíram daqui com os compromissos das secretarias e sabendo o que será feito de acordo com as possibilidades administrativas da Prefeitura no ano de 2012”, declarou o coordenador.
Já para os conselheiros foi um momento esclarecedor. “Agora sabemos do que a gente solicitou o que será feito. O nosso papel agora é fiscalizar para que os compromissos sejam cumpridos”, declarou o conselheiro Ivanildo da Silva, de Gramame.
A próxima reunião do Planejamento Democrático acontece nesta terça-feira (23), na Escola Municipal João Santa Cruz, no Bairro dos Novais (9ª região).

Da Redação com Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário