segunda-feira

PM Ambiental apreende mais de 70 aves silvestres em feiras livres da Paraíba




Papagaio, concriz e galo de campina estavam entre as aves resgatadas.
Fiscalização de rotina aconteceu em João Pessoa e Bayeux.

PM Ambiental apreende mais de 70 aves em feiras da Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
PM Ambiental apreende mais de 70 aves em feiras da Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)


 Por volta das 5h30 deste domingo (20) as equipes da Polícia Militar Ambiental realizaram uma fiscalização de rotina em duas feiras livre da Paraíba. Durante a ação, 72 aves silvestres foram apreendidas, entre elas xexéu, papagaio, concriz, canário e galo de campina.
O capitão Ciro Santos, da PM Ambiental, explicou que nenhum dos vendedores das aves foi notificado. “Quando eles viam as equipes da polícia se aproximando, largavam as gaiolas no chão e corriam. Outros estavam na frente da gaiola e diziam que as aves não era deles. Por isso não teve como fazer as notificações”, disse o capitão.


PM Ambiental apreende mais de 70 aves em feiras da Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
                                       Animais apreendidos foram encaminhados ao Cetas
A multa para quem comercializa ave silvestre sem a devida autorização é de R$ 500 por animal apreendido. “Se a ave estiver na lista dos animais ameaçados de extinção a multa pode chegar até R$ 5 mil”, de acordo com o capitão Ciro, das aves apreendidas neste domingo não havia nenhuma na lista de animais ameaçados de extinção.
Cerca de 20 policiais participaram da operação que aconteceu na feira de Oitizeiro, no bairro de Cruz das Armas na capital, e em uma feira livre da cidade deBayeux, na Grande João Pessoa. A ação aconteceu até às 8h. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

Da Redação com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário